sábado, 12 de outubro de 2013

Java como configurar o JDK.


 

Java como configurar o JDK.




    O JDK é um ambiente de desenvolvimento para construção de aplicações, applets, e componentes usando a linguagem de programação Java. O JDK inclui ferramentas para desenvolver e testar programas escritos na linguagem de programação Java e rodarem na plataforma Java.


    O primeiro passo que você deve dar é baixar o JDK nesse link, depois é só instalar que é uma tarefa muito fácil (next,next,finish). Depois de ter baixado e instalado o JDK você deve configurar a variável de ambiente.


Configurando a variável de Ambiente


    Você pode rodar o JDK sem configurar a variável de ambiente Path, ou você pode opcionalmente configura-la para que então você possa convenientemente rodar os arquivos executáveis do JDK (javac.exe,java.exe,javadoc.exe e assim por diante) de qualquer diretório sem ter que digitar o caminho completo do comando. Se você não configurar a variável Path, você precisará especificar o caminho completo de arquivo executável toda vez que você for executá-lo por exemplo:  


C:\> "C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0\bin\javac" MinhaClasse.java. É bom configurar a variável Path permanentemente para persistir depois da reinicialização do sistema. 


    Para configurar a variável Path permanentemente, adicione o caminho completo do diretório jdk1.7.0\bin para a variável Path. Tipicamente, esse caminho completo é mais ou menos assim: C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0\bin. Configure a variável Path para Microsoft Windows como segue abaixo:


    1. Clique em iniciar, depois Paindel de Controle depois em Sistema.


    2. Clique configurações avançadas do sistema depois em Variáveis de ambiente.


    3. Localize a variável Path em Variáveis do sistema e pressione editar então adicione a localização do diretório bin do JDK (instalado no sistema) para a variável Path em Variáveis do sistema. Normalmente o valor para a variável Path é: C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0\bin (será adicionado após o ultimo ponto e vírgula)


     A variável de ambiente  Path é uma serie de diretórios separados por ponto e vírgula (;) e não é case-sensitiva (não verifica maiúsculas nem minúsculas). O Windows procurará por programas nos diretórios da variável Path em ordem da esquerda para direita.


    Você deverá ter apenas um diretório bin para um JDK no caminho de cada vez. Aqueles depois do


primeiro serão ignorados.


    Depois de ter confirmados todas essas alterações abra o prompt de comandos e digite javac uma tela como essa deverá ser apresentada:


    Feito isso você configurou a Variável de ambiente do Java.

Qualquer duvida comente sua dúvida que eu lhe responderei.