segunda-feira, 27 de julho de 2015

Python Dicionários


    Dicionários são muito úteis em Python, muitas vezes dicionários são encontrados em outras linguagens de programações como "memórias associativas" ou "arrays associativos". Os dicionários são indexados por chaves e não possuem uma ordem certa.

    Para criar um dicionário vazio utilizamos a seguinte sintaxe dic ={} , dessa forma criamos um dicionário com o nome dic que não possui nenhum valor, podemos adicionar valores da seguinte forma:


dic = {}

dic["nome"] = "Renan"

   Criamos um dicionário com o valor "Renan" que é indexado pela chave "nome", dessa forma para encontrar o valor preciso usar sua chave, vamos imprimir o valor "Renan" na tela, veja o exemplo.


dic = {}

dic["nome"] = "Renan"

print dic["nome"]


    Podemos utilizar vários tipos como chaves desde que eles sejam imutáveis, podemos sempre utilizar strings e números como chaves, também podemos utilizar tuplas como chaves desde que elas não contenham valores mutáveis. Vejamos alguns exemplos com dicionários.


dic = {"nome":"Renan","numero":1} #podemos criar um dicionário passando os valores

print dic["nome"]

print dic["numero"]

print dic #aqui imprimimos o dicionário o resultado será {'numero': 1, 'nome': 'Renan'}

 
    Utilizando números como chaves:


dic = {}

dic[1] = "um"
dic[2] = "dois"
dic[3] = "três"

print dic[1]

print dic[2]

'''O resultado será
 um
 dois'''

    Podemos também fazer verificações em um dicionário, vamos criar um dicionário como o nome agenda e vamos colocar nomes e números de contatos, depois vamos verificar se o nome consta na agenda (dicionário), caso o contato exista no dicionário vamos mostrar na tela, caso contrário vamos dizer que o contato não existe.


agenda = {"Renan":99443322,"Maria":88774433,"Joao":99112233}

if("Renan" in agenda):
 print "O número do contato eh ", agenda["Renan"]
else:
 print "O contato Renan não existe"
 
'''O número do contato eh  99443322'''